Uma pesquisa eleitoral divulgada na manhã desta quinta-feira (07), pelo Instituto Datailha, apontou pela primeira vez que o deputado federal Josivaldo JP (PSD), ultrapassou o deputado estadual Rildo Amaral (PP), para a disputa das eleições para prefeito do ano que vem.
JP aparece com 22,7% na Estimulada I (que apresenta uma lista de candidatos), contra 20,9% de Rildo, ou seja, o deputado federal tem 1,8% de vantagem sobre o deputado estadual. Já na Estimulada II essa diferença aumenta para 2,2%, onde JP aparece com 24,1% e Rildo 21,9%.
Já na Espontânea (sem uma lista de candidatos), JP tem uma pequena margem de vantagem se comparado com Rildo, com 6,3% contra 6,1% do deputado estadual, ou seja, a vantagem é de 0,2%. Embora a pesquisa que ouviu 700 pessoas entre os dias 30 de novembro a 02 de dezembro demonstra que Josivaldo JP esteja a frente, a pequena diferença é encarada como um “empate técnico”, entre os dois principais candidatos a prefeito, o que gera indefinição entre os dois.
Fazendo uma análise mais precisa no âmbito das últimas pesquisas realizadas para as eleições para prefeito do ano que vem, ficou evidente que Rildo caiu, mas caiu muito nas pesquisas, dando margem para JP crescer. Um outro “X” da questão é que de fato, a candidatura do ex-deputado estadual Marco Aurélio que aparece em 3º lugar com 17,1% e 18,3% nos cenários Estimulada I e II, literalmente atrapalha Rildo para as eleições do Executivo Municipal.
A candidatura da deputada federal recém empossada, Mariana Carvalho (Republicanos), também atrapalha a candidatura de JP, já que os dois dividem o mesmo público eleitoral de direita e do público evangélico.