O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Diego Rolim, participou, nessa quarta-feira (15), da 3ª Reunião de Secretários de Agricultura da Amazônia Legal, em Cuiabá (MT). Na oportunidade, os representantes dos Estados pertencentes à bacia Amazônica debateram a importância da adoção de boas práticas para consolidação da produção sustentável na região.
Durante a reunião, os secretários compartilharam ações que põem em prática as políticas de sustentabilidade em seus estados. O secretário Diego Rolim destacou o compromisso do Governo do Maranhão, por meio da Sagrima, em dialogar diretamente com os produtores rurais a fim de assessorá-los para garantir uma produção mais sustentável.
A ocasião também foi para identificar demandas em comum entre os estados, com o objetivo de traçar diretrizes e soluções conjuntas. Além disso, foram levantados temas como arranjos produtivos agroflorestais, cadeias de bioeconomia, economia verde, entre outros.
Para o secretário da Sagrima, a oportunidade foi para ampliar o leque de ações já desenvolvidas no Maranhão. “Ouvir os companheiros dos demais estados e conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido por cada um é importantíssimo, pois é um momento para identificar práticas que podemos aplicar também no Maranhão”, contou.
O secretário destacou ainda a importância de discutir o tema. “A Amazônia Legal compreende mais de 50% do território brasileiro e possui uma biodiversidade riquíssima. Propor discussões como essa é assegurar caminhos para uma produção de alimentos que preserve o meio ambiente e os meios produtivos”, afirmou.
A reunião entre os secretários ocorreu durante o 25º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, que se iniciou na quarta-feira (14). O evento conta com representantes dos estados do Maranhão, Amapá, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Tocantins, Roraima, Pará e Rondônia. O encerramento marcado para essa sexta-feira (16).
O objetivo do Fórum é debater temas em comum entre os 9 estados e formular a Carta de Cuiabá, que constará o posicionamento do grupo sobre a Cúpula da Amazônia, e será endereçada ao Governo Federal.
CONTINUE ACESSANDO O BLOGFATOSVERDADERIROS.COM.BR PELO FACEBOOK E INSTAGRAM