O pró-reitor Fernando Carvalho com o apoio reitor Natalino Salgado aparelhou vários laboratórios com equipamentos de médio e grande porte e construiu vários prédios de laboratórios e espaços, visando suprir as necessidades de infraestrutura para pesquisa, ensino e inovação. Ao longo dos anos de 2007 a 2022, mais de 35 milhões de reais foram captados por meio do Fundo de Financiamento FINEP/CT-INFRA, fundo esse criado para viabilizar a modernização e ampliação da infraestrutura e dos serviços de apoio à pesquisa desenvolvida em instituições públicas de ensino superior e de pesquisas brasileiras, por meio de construção e reforma de laboratórios e compra de equipamentos.
No campus São Luís, dentre as obras, estão 2 prédios de laboratórios de pesquisa para os Programas do CCET, 1 Prédio de pesquisa para os Programas de Pós-Graduação dos Centros de Ciências Sociais e Humanas, 1 Prédio de pesquisa para os Programas de Pós-Graduação do Centro de Ciências Sociais, Central de Gerenciamento de resíduos químicos, 1 Prédio da Biblioteca Setorial com um auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 1 Prédio da Biblioteca Setorial com um auditório do Centro de Ciências Humanas – CCH. Ainda, 1 Prédio de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS, Auditório da Pós-Graduação, o auditório Sérgio Ferretti e a aquisição de equipamentos de grande porte para as centrais analíticas multiusuários de Materiais e de Energia e Ambiente do CCET e da Saúde do CCBS.
No Campus de Chapadinha, foi construído um Prédio de laboratórios para os Programas de Pós-Graduação e grupos de pesquisas de Chapadinha e ampliação da infraestrutura de equipamentos para os grupos de pesquisa dos novos Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal.
Em Imperatriz, foi construído um Prédio de laboratórios e a criação de uma Central Analítica com equipamentos de médio e grande porte para os grupos de pesquisa do programa de Pós-Graduação em Ciências de Materiais.
Segundo o Reitor Natalino Salgado, a captação de recursos nos editais CT INFRA é fundamental para a modernização da infraestrutura física e laboratorial da Instituição, atendendo assim as necessidades dos grupos de pesquisa dos Programas de Pós-graduação.
Para o Pró-Reitor, Fernando Carvalho, essas foram obras importantíssimas para consolidar a infraestrutura de pesquisa e inovação da UFMA, assim como possibilitar a criação de Centrais Analíticas Multiusuárias que são utilizadas por toda a comunidade.
CONTINUE ACESSANDO O BLOGFATOSVERDADERIROS.COM.BR PELO FACEBOOK E INSTAGRAM