
A valorização que o prefeito Zé Martins promove em todos os sentidos na cidade de Bequimão é invejável. O gestor que voltou ao executivo do município no início do ano, se orgulha de ter retomado uma das mais tradicionais manifestações da cultura local.
A Semana do Bebê Quilombola tem por objetivo, inserir todas as comunidades certificadas pela Fundação Palmares em um contexto de políticas públicas suficientes e abrangentes.

Assim, durante toda a semana, as comunidades são palco para atividades esportivas, oficinas, cinema, teatro, música, dança e muita alegria.
Além de valorizar as Pratas da Casa, Zé Martins e as secretarias municipais, trazem atrações de fora, a exemplo do Grupo Afro Gdam que foi o convidado dessa edição.
As atividades se iniciaram no dia 25 e terminaram ontem, 30, atraindo um grande público para a Praça Juca Martins.
“13⁰ da Semana do Bebê Quilombola iniciada na gestão do prefeito Zé Martins em 2013 e foi retomada agora. Com abertura no dia 25 no Quilombo Rio Grande, se estendendo até o dia 30 de novembro em 18 das 22 comunidades certificadas pela Fundação Palmares. Hoje é a culminância de tudo o que foi desenvolvido nesse período, nesses locais. Tivemos atividades esportivas, oficina de artesanato, oficinas de pintura, danças, teatros, vacinação, inserção de pais e mães nas oficinas, Cine Quilombo, exposição de fotografias, trabalho em tela, entrega da chave e posse do Bebê Prefeito que nasceu durante a Semana.
Tivemos envolvimento de todas as secretarias e encerramento com Tambor de Crioula Estrela de São Benedito; mística de Rio Grande, além do Bloco Afro Gdam”, explicou o secretário de Cultura, Rodrigo Martins.


“Tivemos uma semana inteira de atividades e, hoje, contamos com essa culminância cheia de emoções. Contamos com ações das secretarias municipais do município para desenvolver os trabalhos voltados para as crianças bequimãoenses. O objetivo dessas atividades é fortalecer a identidade da nossa cultura, da nossa força e da nossa fé e religiosidade, além do resgate da nossa ancestralidade. Essa é uma atividade única no Maranhão e temos orgulho do nosso pioneirismo que inspira”, enfatizou Janaína Mendonça, secretária de Igualdade Racial.
“Esse evento da nossa gestão é dedicado às crianças de Bequimão e demonstra o nosso compromisso com as políticas da negritude para a nossa gente. Também nos orgulhamos de criar esse evento único no Brasil e que outros estados estão copiando. Já está inserido no calendário cultural de Bequimão e faz nosso coração transbordar de alegria. Estamos discutindo um programa dedicado aos Quilombos, e, nossa política é promover sempre algo novo, impactante e inovador para valorizar nossas comunidades negras e rurais”, celebrou o prefeito Zé Martins.

Para o secretário de governo, Zé Orlando a 13ª da Semana do Bebê Quilombola representa a movimentação e o orgulho do povo negro bequimãoense. É a união de todas as secretarias que se envolvem diariamente com orientações, oficinas, cinemas, envolvimento dos pais nas temáticas e nas atividades. Ele reiterou que o prefeito Zé Martins apoia e dá todo o suporte/ infraestrutura necessários para o sucesso do evento.
“Mais uma edição da Semana do Bebê Quilombola e o município de Bequimão esteve presente na maioria das comunidades, levando atividades relacionadas ao tema, anúncio de mais benefícios ao povo negro. Também estamos na expectativa para que no ano que vem, possamos ter mais ações. O prefeito Zé Martins está de parabéns pela iniciativa de apoiar nossos quilombos e as famílias que vivem neles. Isso é respeitar nossa história e nossa ancestralidade”, pontuou o vice-prefeito, professor Ivaldo.
















