O ritmo, as cores e a alegria do tambor de crioula e dos bois de Nina Rodrigues, Santa Fé e Maracanã deram o tom, no segundo ano consecutivo, da Travessia Junina, do Maior São João do Mundo, neste domingo (18). Este ano, o tão aguardado cortejo atraiu um grande público à Península da Ponta d’Areia, saindo das proximidades do Champs Mall e seguindo pelo Espigão.
Idealizada em 2022 pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), e realizada novamente em 2023, a Travessia Junina representa o retorno da vida, da alegria e o resgate cultural após o longo período de pandemia da Covid-19. O cortejo é um espetáculo que já está consolidado e reforça o papel das festas tradicionais como marcas culturais do Estado.
Presente no evento, o universitário Agnaldo Teixeira compartilhou a sua emoção em participar da celebração e ressaltou a beleza da cultura maranhense. “A cultura do Maranhão é sempre muito bonita, e esse percurso aqui na Península faz com que seja mais significante toda a energia que passa à beira-mar, fica bem mais intenso. É muito bom, de verdade, vale muito a pena o mês do São João aqui. É um incentivo à nossa cultura, o Maranhão é rico culturalmente, então, toda manifestação vale muito a pena”, ressaltou o estudante.
A professora Rita Lobato destacou a importância do evento para promover a cultura maranhense e atrair visitantes de outras regiões. “É importante para mostrar a nossa cultura, nosso Bumba Boi, o tambor de crioula. Todo o Maranhão e a nossa capital, São Luís, têm muita coisa para mostrar para o mundo, para sociedade, além de chamar os turistas para participarem. É de grande importância acontecer aqui no Espigão porque é um ponto turístico, onde vêm muitas pessoas de fora. O Governo do Estado está de parabéns”, disse a educadora Rita Lobato.
A professora Sílvia Cristina expressou sua satisfação com o comprometimento do Governo em valorizar e preservar a identidade cultural do Maranhão. “A programação junina é linda, por si só já abrilhanta o nosso Maranhão. E a preocupação do Governo do Estado com a nossa cultura, com a preservação da nossa identidade, só traz ganhos para o Maranhão, para a economia e cultura, e para nós que ficamos com a ideia de pertencimento. Eu adoro São João, a programação tá linda, espero que os turistas e os próprios ludovicenses prestigiem e deem valor à nossa cultura rica, linda e maravilhosa”, pontuou a educadora Sílvia Cristina.
Ao reunir tradição, música e alegria, a Travessia Junina encantou e envolveu o público presente, a exemplo do Francisco Cosme, que é trabalhador da Construção Civil. “Eu acho interessante que as pessoas venham ver um pouco da nossa cultura, é muito interessante. Eu gosto de ver, é tudo muito lindo”, disse Cosme.
CONTINUE ACESSANDO O BLOGFATOSVERDADERIROS.COM.BR PELO FACEBOOK E INSTAGRAM