“O Maranhão é um recanto de riquezas naturais”. Essa frase parece muito lugar comum, não é mesmo? Mas iniciar o artigo dessa forma, tem uma explicação: ainda temos muito a conhecer sobre o nosso estado e a sua real vocação para o turismo. Querem um exemplo? Poucos no Brasil sabem que o “Triângulo das Bermudas Brasileiro” fica no Maranhão. O Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís está a cerca de 200 km de São Luís, em nosso litoral ocidental, nos limites de Cururupu – cidade que faz parte do polo Floresta dos Guarás. É considerado o maior banco de corais da América do Sul e abriga um verdadeiro cemitério de embarcações que não conseguiram vencer as fortes correntes marinhas, a grande variação de marés e os imensos bancos de areia que compõem seus mais de 45 mil hectares de área. Uma raridade ao alcance apenas de mergulhadores profissionais.
E este é só um exemplo de uma região que merece toda a nossa atenção por ter o potencial de se tornar uma nova fronteira do turismo em nosso estado. Formada pelos municípios de Apicum-Açu, Serrano do Maranhão, Porto Rico, Cururupu, Guimarães, Cedral, Central do Maranhão e Bequimão, a região é um grande santuário ecológico, cheio de baías e estuários onde praias praticamente virgens e muitas ilhas podem ser visitadas com segurança e tranquilidade. Também em Cururupu, encontramos o arquipélago de Maiaú, o maior arquipélago costeiro do Brasil, que abriga cerca de 50 pequenas ilhas habitadas por comunidades de pescadores e rodeadas por praias desertas. A Ilha dos Lençóis guarda segredos seculares e a famosa história do Rei Sebastião e o Touro Encantado. E como não citar a praia de Araoca, em Guimarães; as praias de Barreirão e Outeiro, em Cedral; a praia de Bela Vista, em Apicum-Açu e tantas outras?.
Estamos atuando fortemente na viabilização de projetos que auxiliem no desenvolvimento socioeconômico do Litoral Ocidental Maranhense; e tratamos a Rota dos Guarás com toda a atenção. Esta semana, uma reunião de integrantes do governo, Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e do Consórcio Intermunicipal da Região da Baixada Ocidental e Floresta dos Guarás (Conguarás) alinhou diversas ações a serem executadas em parceria. Uma delas, com a participação efetiva da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), é a construção de novos terminais portuários na região com finalidade pesqueira, mas que também ajudarão, e muito, no desenvolvimento do turismo. Os estudos já começaram a ser feitos e, em breve, anunciaremos as obras. Além disso, por meio da Secretaria de Turismo, já iniciamos, no polo da Floresta dos Guarás, o programa Expedições de Turismo. Logo depois da inauguração dos 40 km de asfalto da rodovia MA-211, que liga Bequimão a Central do Maranhão, nossas equipes estiveram nas cidades da região e capacitaram os profissionais do trade turístico, entregaram carteiras de artesãos e criaram novos roteiros turísticos por lá.
Nosso governo quer expandir as possibilidades de turismo no estado. Afinal, somos um centro de ecoturismo por excelência. E assim seguiremos, construindo uma política de incentivo ao turismo sustentável, onde os moradores locais também se beneficiem com a geração de oportunidades e renda.
CONTINUE ACESSANDO O BLOGFATOSVERDADERIROS.COM.BR PELO FACEBOOK E INSTAGRAM
CONTATO: (98) 999817605