Considerada uma das feiras mais importantes para divulgar o turismo brasileiro, em especial o ecoturismo amazônico, termina neste domingo (18), a 11ª Feira Internacional do Turismo da Amazônia (Fita), que nesta edição traz como tema central: Turismo e Bioeconomia, um novo paradigma para a Amazônia. O evento ocorre no Hangar – Convenções e Feiras, em Belém (Pará).
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) está reforçando a divulgação dos segmentos turísticos maranhenses e marca presença no evento, apresentando os roteiros turísticos do Estado, no estande Maranhão Terra de Encantos.
De acordo com a superintendente de Promoção e Marketing da Setur, Cristiane Muller, as ideias levantadas na feira serão de grande valia e contribuirão para reforçar o desenvolvimento dos projetos e ações do turismo maranhenses.
“Recebemos muitos turistas de todos os estados brasileiros, inclusive visitantes paraenses, que buscam sobretudo destinos como a Chapada das Mesas, pela proximidade geográfica; mas estamos aqui também mostrando outros destinos como forma de diversificar as possibilidades de visitar o Maranhão. Acreditamos no evento, nesse público que tanto busca por novidades do Maranhão e estamos aqui para mostrar a diversidade de belezas, possibilidades da cultura e da natureza do nosso Maranhão de Encantos”, enfatizou Cristiane Muller.
O Maranhão ocupa um dos 100 estandes disponíveis para o evento, onde cerca de 300 pessoas circulam diariamente. Quem visita o estande pode conhecer a diversidade do Estado, através dos 9 polos turísticos maranhenses. A superintendência de Promoção e Marketing da Setur preparou o material para divulgação dos destinos, destacando as belezas naturais que existem nos polos turísticos do estado.
A programação da Fita começou no último dia 15, com a solenidade de início da programação da feira, que reuniu autoridades públicas, representantes de entidades da iniciativa privada e um bom público de visitantes presentes. A noite de abertura foi encerrada com um cortejo do Arraial do Pavulagem pelo pavilhão, seguido de show do grupo folclórico.
A Fita conta ainda programação técnico-científica com workshops, painéis de debates, capacitações, rodadas de negócios com agentes de viagens e operadores, palestras-show, viagem de familiarização do destino com operadores de viagens e atrações culturais, para discutir assuntos pertinentes ao evento e região como turismo, empreendedorismo e bioeconomia, com palestrantes de todos os estados da Amazônia Legal.
E para enriquecer a participação do Maranhão, a Superintendência de Promoção e Marketing da Setur realizou, neste sábado (17), uma capacitação para o trade turístico presente, no evento, com abordagem do tema, “Maranhão Terra de Encantos”.
A cada ano, a Fita costuma reunir agentes de viagem, rede hoteleira, operadores de turismo, empresas de transporte aéreo, rodoviário, fluvial e marítimo, jornalistas especializados no setor, órgãos oficiais de turismo; prefeituras municipais do Pará; associações de municípios; instâncias regionais de governança, comerciantes de artesanato e empresários do ramo da alimentação e bebidas.
A Setur também viabiliza apoio ao trade turístico do Estado para participação nos eventos, com o objetivo de comercializar o destino Maranhão e captar um público novo de turistas para o Estado.
O representante do polo Floresta dos Guarás, secretário municipal de Apicum-Açu e empresário do segmento de hospedagem na Ilha dos Lençóis, Fernando Gonçalves, presente no estande do Maranhão, ressaltou o compromisso da Setur em buscar parcerias para o Turismo, por meio de ações desenvolvidas com toda a cadeia produtiva do turismo, que compartilham o mesmo propósito.
“Gostaria de agradecer em nome de todos do polo ao Governo do Maranhão, através da Setur, por esse espaço cedido para que nós possamos divulgar e comercializar o nosso destino, nessa grande e importante Feira da Amazônia”, destaca.
Também presente no estande da Setur, um dos diretores da agência Gekos Receptivo, Adriano Brito, deu ênfase à importância da divulgação do estado no mercado paraense. “Estamos aqui no estande do Maranhão com a Setur, divulgando o Maranhão na Fita, aqui em Belém, que é um mercado muito importante para o nosso estado, pois recebemos muitos turistas paraenses e estamos aqui juntamente com a Setur para fazer esse trabalho de divulgação e fazer com que o Maranhão esteja mais presente dentro do Pará”, enfatizou.
Com uma estrutura maior, em 2023, a Feira trouxe o tema “Turismo e Bioeconomia, um novo paradigma para a Amazônia”, com o objetivo ser o maior evento de receptivo turístico internacional na região amazônica, reunindo outros estados brasileiros e representantes de países vizinhos na chamada Amazônia Internacional.
Para a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, a participação do Maranhão no evento é de grande relevância para os Estados que compõem a Amazônia. “O Maranhão é privilegiado por compor uma variedade de biomas, e entre eles, a Amazônia, essa diversidade é um ponto importante para ser mostrado na feira e para o fortalecimento do turismo sustentável”, considerou, ressaltando que a Fita contribui para divulgar o destino Maranhão no cenário nacional e internacional.
A eleição do presidente Lula deu a possibilidade ao Brasil de ocupar o centro das atenções mundiais sobre questões ambientais, climáticas e desenvolvimento sustentável. A 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA) abre um leque de oportunidades imensas para a região, que é o debate estratégico que tem o Turismo como eixo fundamental para um novo modelo de desenvolvimento para os estados que compõem a Amazônia.
CONTINUE ACESSANDO O BLOGFATOSVERDADERIROS.COM.BR PELO FACEBOOK E INSTAGRAM