Serão destinados R$1,3 milhão em subvenção financeira para impulsionar novos modelos de negócio no setor
O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) divulgou a lista dos projetos aprovados no edital Economia Criativa. Totalizaram 46 propostas contempladas, de micro e pequenas empresas, nas áreas de consumo, cultura e mídias. A chamada, que tem parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Maranhão (Sebrae), incentiva e apoia o desenvolvimento de negócios no setor. Para a execução dos projetos serão investidos recursos de R$ 1,3 milhão oriundo do Governo e do Sebrae.
“Este edital é uma importante ação do Governo do Estado, em parceria com o Sebrae, por promover a inovação, o fortalecimento e o incremento da competitividade dos empreendimentos criativos em atividade no Maranhão. O foco é alavancar esse destacado setor da economia criativa. Portanto, o edital vem contribuir para dinamizar o segmento, com a finalidade de gerar mais empregos, renda e oportunidades de desenvolvimento da economia criativa no Estado”, pontuou o presidente da FAPEMA, Nordman Wall.
Para o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, os resultados do edital Sebrae-FAPEMA, de apoio à economia criativa, mostram a consolidação desse importante mecanismo de apoio às produções do setor e aos criativos. Nesta edição, foram ampliadas a quantidade de projetos contemplados, passando de 18 para 46, na avaliação do gestor, todos de altíssimo nível, inovadores, com foco empreendedor e bastante diversificados.
“O que mostra, mais uma vez, a riqueza da nossa cultura e a importância da economia criativa para o nosso estado. Apoiados e com a preparação adequada, os empreendedores criativos tem tudo para gerar importante dinamismo econômico para o Maranhão. E o Sebrae sente-se feliz de fazer parte desse processo de apoio e valorização dos negócios que, tendo a criatividade como base, revelam a verdadeira essência do Maranhão”, reiterou Mauro Borralho.
A economia criativa é definida pelas dinâmicas culturais, sociais e econômicas, construídas a partir do ciclo de criação, produção e distribuição de bens e serviços dos setores culturais e criativos. O edital apoia novos modelos destes negócios, bens ou serviços dos setores criativos e produzidos por empreendimentos formais do Maranhão.
As ideias contempladas na chamada estão integradas com o programa da FAPEMA, Inova Maranhão, da linha de ação do Mais Inovação, que tem como foco desenvolver o negócio e estimular a cooperação entre as empresas, instituições de ensino e de pesquisa, além das organizações municipais, governamentais e não governamentais.
Participam do edital Economia Criativa microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte com sede no Maranhão e nas áreas de consumo (publicidade e marketing, arquitetura, design e moda), cultura (expressões culturais, patrimônio e arte, música, artes visuais e artes cênicas) e mídias (editorial, games e audiovisual). O prazo de execução dos projetos é de 10 meses, a contar da assinatura do Termo de Outorga.
CONTINUE ACESSANDO O BLOGFATOSVERDADERIROS.COM.BR PELO FACEBOOK E INSTAGRAM