Por: Antônio Carlos
Já começou a programação oficial do Arraial no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama). Com diversas atrações culturais carregadas de diversão e emoção, totalmente aberta ao público e gratuita. O local, já conhecido por possuir muitas intervenções decorativas juninas, conta com programação no período de 8 a 18 de junho (de quinta-feira a domingo), iniciando sempre às 18h. E além da celebração junina, os artesãos maranhenses tem um espaço exclusivo na festa para comercializar seus produtos com a temática do São João.
O Arraial no Ceprama, é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), e visa fomentar o turismo, promovendo as riquezas da cultura popular maranhense.
“Com muita felicidade e energia renovada iniciamos o Arraial no Ceprama. Além do viés cultural e econômico, o Ceprama é um espaço de celebração e promoção das matrizes culturais maranhenses em toda a sua diversidade. Este local carrega uma grande simbologia devido à presença marcante do artesanato maranhense, e dos nossos artesãos. O Ceprama, sob a direção da Setur, também é um dos arraiais oficiais do Governo do Maranhão e está de braços abertos para receber a todos”, pontuou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
De quinta-feira a domingo, maranhenses e turistas vão poder se encantar com várias atrações como grupos de bumba meu boi, dos mais diversos sotaques, tambores de crioula, quadrilhas juninas, shows musicais, grupos alternativos, danças típicas do folclore maranhense, em clima alegre e festivo preparado especialmente para receber a população.
Os artesanatos expostos no Arraial do Ceprama são ligados ao tema junino, contendo bordados, fitas, adereços e peças pequenas da palha de buriti, produzidos a partir das matérias primas, da madeira, palha do buriti, sementes, penas, miçangas e canutilhos, gerando renda para a comunidade de artesãos.
Segundo o coordenador do Programa de Artesanato Brasileiro(PAB) da Setur-MA, Carlos Martins, “o objetivo do evento é fomentar a cultura e promover o trabalho de artesãos maranhenses, gerando oportunidades de venda durante e após o festejo junino”, afirma.
Foram instaladas uma infraestrutura que oferece bares espalhados por toda a área, além das barracas de comidas típicas, churrasco e doces caseiros. O arraial conta com uma equipe de segurança, brigadistas, profissionais da saúde, garantindo muita segurança e conforto ao público.
Programação do Arraial do Ceprama
No domingo (11) às 18h tem Tambor de Crioula “Mestre Felipe”, às 19H tem Cacuriá da “Basson”. Em seguida, às 20H tem “Companhia Guarnicê”; às 21H tem Bumba meu Boi da Santa Fé; às 22H tem o show do Erick Andrade, às 23H tem Bumba meu Boi de Nina Rodrigues e à meia noite tem o batalhão pesado do Bumba meu Boi da “Maioba”, última atração da programação, que apresentará novas toadas gravadas especialmente para o ano de 2023.
A programação completa do Maior São João do Mundo pode ser acessada por meio do aplicativo “São João do Maranhão”, o usuário além de ter acesso à programação completa dos arraiais, também tem informações sobre a rede hoteleira, restaurantes, belezas naturais e a cultura do estado. O aplicativo está disponível para download para aparelhos Android e IOS.
Parcerias Maior São João do Mundo
O Maior São João do Mundo contará com as parcerias da: Setur (Secretaria de Turismo), Secom (Secretaria de Comunicação Social), Secma (Secretaria de Cultura), SSP (Secretaria de Segurança Pública), Polícia Civil, SEAP (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária), Sema (Secretaria de Meio Ambiente), SES (Secretaria de Estado da Saúde), Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social), Sedihpop (Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular), SECTI (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação), MAPA (Maranhão Parcerias).
Cortejo de São Pedro
No dia 28 de junho, dia de São Pedro, o Ceprama entrará no circuito do cortejo, com parada para duas apresentações juninas, resgatando o Cortejo Ceprama/ Capela de São Pedro. Com participação de grandes bumba meu boi saindo do largo do Caroçudo indo até o Ceprama e seguindo, para a grande e tradicional Capela de São Pedro (Madre Deus).