Vereadores do município de Coroatá, no Maranhão, acionaram o Ministério Público de Contas do Maranhão (MPC-MA) para ter acesso às folhas de pagamento da prefeitura na gestão do prefeito Edimar Aguiar Franco, popularmente conhecido como “Edimar Vaqueiro” (PSB). O pedido, protocolado nesta segunda-feira, 4 de agosto, foi realizado pelos vereadores Francisco Cássio (PDT) e Daniel Sousa (PP).
No documento, os parlamentares denunciam a ausência de publicidade adequada nos atos administrativos da prefeitura, apontando que não há publicação regular das nomeações no Diário Oficial nem informações completas no Portal da Transparência — ferramentas garantem o controle sobre os gastos públicos.
A falta de transparência compromete não apenas o acesso à informação pela população, mas também o trabalho de fiscalização dos próprios vereadores. O caso agora está nas mãos do procurador-geral do MPC-MA, Dr. Douglas Paulo da Silva, que deverá avaliar o pedido e decidir sobre as providências a serem adotadas.