As frequentes aparições do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, conhecido ‘Braide Jaquetinha’ em eventos políticos, ou do Governo do Estado tem uma motivação: buscar aproximação e apoio do governador Carlos Brandão.
Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais, o prefeito sonha com a reeleição, tarefa que será muito difícil. Longe de ser um bom cumpridor de acordos, sem apoio da Câmara de Vereadores e malquisto por boa parte da classe política, Braide Jaquetinha busca sombra e água fresca com o governador Brandão, após, inclusive, rejeitar no primeiro momento apoio do mandatário do Palácio dos Leões.
Durante o ato de filiação do deputado federal Cleber Verde ao MDB, o prefeito de São Luís fez questão de comparecer no evento, e sem cerimônia ficou ao lado dos caciques do partido, inclusive do diretor Institucional da Assembleia Legislativa do Maranhão, Dr. Marcus Brandão, um dos principais articuladores políticos do estado, irmão do governador Brandão e futuro presidente do MDB no estado.
A estratégia ‘furada’ de Jaquetinha é conquistar apoio do governador Brandão, que já sinalizou que tem um nome preferido para disputar a eleição, e esse nome não é Eduardo Braide.
Atualmente o nome mais alinhado ao governador é do vereador e presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, Paulo Victor, que na semana passada cumpriu extensa agenda em Brasília ao lado de líderes partidários.
Rejeição – Nos últimos dois anos a gestão de Braide Jaquetinha foi marcada por greves principalmente entre os profissionais da Saúde e Educação do município. Foram inúmeras paralisações dos servidores para cobrar seus direitos e valorização.
Outro fato que marcou Braide no comando de São Luís foram as greves de ônibus que chegaram a deixar a capital maranhense por mais de 45 dias sem transporte público. Isso sem falar na infraestrutura de ruas e avenidas que estão completamente abandonadas pelo prefeito.
Esses pontos levantados acima colocam Braide com uma rejeição altíssima perante o eleitorado ludovicenses e sem dúvida compromete muito um projeto de reeleição, ainda mais para quem disse que estava pronto para administração São Luís.
Fontre: Jornalitaquibacanga