O Terminal de Ferry-Boat da Ponta da Espera, administrado pela EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária), será palco de um importante simulado que acontecerá nesta quinta (21), onde terá como principal objetivo, testar a capacidade de resposta a incidentes ambientais, reforçando ainda mais o compromisso com a segurança e a sustentabilidade das operações.
Em nota, a empresa detalha a organização do exercício;
A EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária informa que realizará, no dia 21 de novembro de 2024, a partir das 9h, um Simulado de Emergência Ambiental – Nível 3 no Terminal da Ponta da Espera, como parte do Plano de Área do Complexo Portuário do Itaqui (PACPI).
O exercício terá como objetivo testar a capacidade de resposta a incidentes ambientais, reforçando o compromisso com a segurança e a sustentabilidade das operações portuárias.
A ação contará com:
•Simulação de vítimas com manequins;
•Mobilização de veículos de apoio, embarcações e drones;
•Lançamento de barreiras de contenção no mar;
•Equipes de emergência e materiais especializados de pronta resposta.
Para a realização do treinamento, será utilizado o ferry extra Cidade de Pinheiros, da empresa Internacional Marítima, sem impacto nos embarques regulares ou na rotina operacional do terminal.
A EMAP reforça que ações como esta são fundamentais para garantir a segurança ambiental e operacional do Complexo Portuário do Itaqui.
Para Samara Soares, técnica portuária e líder da brigada da Emap, o simulado tem suma importância para a melhoria contínua e preparação na resposta à incidentes. “Os simulados de emergência, de maneira geral, são de suma importância para a melhoria contínua e preparação na resposta a incidentes. Através do exercício simulado verificamos o tempo de atendimento, treinamos as equipes e testamos os recursos disponíveis, contribuindo para a proteção ambiental e fortalecimento da estrutura de resposta a emergências do terminal“. Destaca Samara Soares.
Para José Furtado, esse simulado, assegura o compromisso dos terminais com os usuários. “Simulados em terminais de transporte aquaviário desempenham um papel crucial na garantia da segurança, eficiência operacional e conformidade com regulamentações. Onde podemos destacar diversos aspectos: Preparação e treinamento de equipes para Emergências; Identificação de Falhas; Conformidade e Regulamentação nos procedimentos; Melhoria da Comunicação e Coordenação; Redução de Custos e Riscos; e Sensibilização Ambiental.
Em suma, simulados em terminais aquaviários são ferramentas indispensáveis para garantir operações seguras, proteger vidas, bens e o meio ambiente, além de assegurar a continuidade e eficiência das operações portuárias.”. Completa José Furtado, Gerente de Terminais Externos da Emap.