O Cartório de Registro Civil da 3ª Serventia, do bairro João Paulo, em São Luís (MA), realizou na manhã deste sábado (13), a habilitação de 44 casais para a 10ª edição do Casamento Comunitário, ação matrimonial organizada pela vereadora Fátima Araújo (PCdoB – São Luís). As habilitações aconteceram no Instituto Pequena Guerreira, na Vila Conceição/João de Deus, local já tradicional para estas ações.
Com este processo concluído, os 44 casais já podem se considerar oficialmente casados perante a lei. Contudo, ainda haverá uma cerimônia especial no dia 11 de maio apenas para a formalização das uniões. Neste dia, em evento de gala em uma igreja evangélica da mesma região onde aconteceu as habilitações, haverá uma cerimônia com a presença de magistrados e dos casais e seus convidados.
CASAMENTO COMUNITÁRIO
Destinado a casais de baixa renda, que não possuem condições financeiras para arcar com os custos dos pagamento das taxas cartorárias, o Casamento Comunitário organizado por Fátima Araújo chegou a sua 10ª edição. O projeto de contribuir com a união de casais foi de iniciativa de Fátima Araújo, em seu primeiro ano como vereadora eleita, em 2017. Desde então duas edições são realizadas por ano. As vagas são ocupadas tanto por casais que passarão a morar juntos pela primeira vez, como também por casais que já moram juntos por anos, mas nunca tiveram a oportunidade ou condições de se unirem conforme a lei.