Porque reeleger Walace?
Em momento de plena campanha eleitoral, muitos questionam os candidatos que disputam uma vaga para o cargo de prefeito e de vereador no país inteiro. Em Icatu, cidade da mesorregião maranhense que dista 116 km da capital São Luís, esse questionamento não é diferente.
Tornando mais explícito o que boa parte da população icatuense já observa, resolvemos elencar os principais motivos que norteiam a campanha do atual prefeito da referida cidade, Walace Azevedo, para renovar seu mandato.
Um dos mais excelsos pontos é a segurança do aludido gestor para continuar desenvolvendo trabalhos em todas as áreas, a fim de tornar o município cada vez mais apto a servir bem o seu povo, tornar sua gente cada vez mais feliz. Dentre essas grandes realizações podemos citar, com segurança, muitos feitos.
Na Educação, Walace implantou Escola de Tempo Integral, Escola Militar, trouxe um polo da Uema com os cursos Biologia e Matemática, reformou e construiu escolas. Outra grande conquista foi regularizar o pagamento dos salários aos servidores, vencendo um estigma que torturava os colaboradores, Ele não só paga em dia como mantém um agendamento em que o datatário é cumprido fielmente, quer seja para efetivos, concursados; comissionados ou contratados.
Walace construiu uma linda creche no povoado Crissanto, reformou as escolas no povoado Retiro e no Jacaraí dos pretos, todas climatizadas e está em fase de climatização em todas as escolas.
Walace estudou na Escola Imaculada Conceição e no particular de Dona Santa, no Luís Viana, na Escola Agrícola e fez o preparatório para o vestibular no Curso do Professor José Maria do Amaral. Hoje os estudantes icatuenses não precisam mais sair de sua terra para se prepararem para o vestibular, pois, em 2023, implantou um pré-vestibular na cidade impulsionado pelo amor às causas públicas.
Ano passado, no projeto Cursinho Pré-vestibular em que professores locais e outros de São Luís atuam, dos 35 alunos matriculados,25 foram aprovados no Enem, Uema e no Programa Ensinar (UEMA). Essa iniciativa, além de valorizar os professores do município e criar laços entre estes e os de São Luís, traz comodidade aos estudantes que já não necessitam se deslocarem para São Luís para garantirem um lugar ao sol, fato que os motiva e os enche de esperança. O projeto fez ecos na cidade e nas cidades adjacentes e este ano foram matriculados mais de 60 estudantes com direito ao fardamento e apostilas.
Na Saúde, criou várias UBSs – Unidades Básicas de Saúde, reformou, equipou e modernizou o Hospital Municipal, criou o Centro de Especialidade de Icatu. Na Infraestrutura, asfaltou várias ruas e avenidas, instalou bloquetes, ledes, videomonitoramentos… Além disso, o prefeito Walace Azevedo não se preocupa apenas com os feitos, mas com seus feitores, sendo assim, vem capacitando toda a sua equipe, por meio de inteligentes e ricas formações em todas as áreas.
Promover a cultura é muito necessário e foi com um olhar de resgate que fez o melhor carnaval da região do Munim com apoio amplo aos artistas icatuenses. Reativou a banda de música, organizou o São João com valorização das culturas locais. Apoiou os festejos tradicionais de Nossa Senhora da Conceição e de São Pedro.
São essas as razões pelas quais acreditamos, defendemos aquele antigo adágio que diz: “em time que está ganhando, não se mexe”. Portanto, seguramente apoiamos e defendemos mordazmente o nome do prefeito Walace Azevedo como o mais sério e certo para continuar construindo, desenvolvendo a cidade e a sua gente com compromisso, competência e com a sensibilidade de raros gestores – sua marca de trabalhar para quem mais precisa.
Professor Rayol