O engenheiro e empresário Celso Gonçalo, natural do município de Pastos Bons, concedeu uma entrevista exclusiva aos jornalistas Antônio Carlos e Eudes Félix dos portais Fatos Verdadeiros e Fatos dos Municípios. Ele que também já foi diretor da FIEMA, atualmente dirige o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e tem atuado fortemente para impulsionar os pequenos negócios, ajudando a consolidar a economia do nosso Estado.
Durante a entrevista, ele falou sobre a estrutura e o funcionamento do Sebrae, bem como de sua distribuição pelo Maranhão.
“O Sebrae atualmente é uma instituição do Sistema S, aonde trabalhamos com pequenas empresas e pequenos investidores. Atuamos nos 217 municípios do Maranhão aonde temos 165 Salas do Empreendedor e em 150 deles, temos o programa Cidade Empreendedora, desenvolvendo ações como o Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEEP), Cidadão Empreendedor, Programa Líder, entre outros. Percebemos que nossa demanda tem aumentado cada vez mais e cada vez mais pessoas nos procuram”.
Dr. Celso também destacou que, apesar da tecnologia avançar diretamente e ser uma realidade, o Sebrae faz questão de estar presente de forma presencial. Porém, os investimentos na IA estão sendo tanto internos quanto na prestação de serviços.
O diretor colocou em pauta a receptividade da Instituição em todos as cidades maranhenses, com representantes dedicados que espalham a mensagem do empreendedorismo.
“Elas confiam no Sebrae porque veem os resultados. Temos convênio com os municípios, aonde os gestores entram com a parte estrutural e nós com os treinamentos, informações e integração”.
Sobre as parcerias, Dr. Celso esclareceu que são 15 instituições voluntárias que dirigem o Sebrae.
“Atuamos em todos os segmentos do Estado e temos parceria do governo do Maranhão, EMAP, Secretaria de Indústria e Comércio, Secretaria de Tecnologia, entre outros.