Nesta manhã de quarta-feira, 17, a população de São Luís Gonzaga amanheceu surpresa com a presença da polícia na casa da ex-prefeita Maria José, localizada na Rua das Pitombeiras, no centro da cidade. Maria José é mãe de Emanuel Filho, pré-candidato a prefeito pela oposição.
A operação policial foi determinada pelo juiz eleitoral, Dr. Diego Duarte de Lemos, que, através de uma representação, ordenou e acompanhou pessoalmente a busca e apreensão de materiais de campanha eleitoral, como camisas, bonés e panfletos, que são produtos vedados neste período da campanha. A investigação também visa apurar suspeitas de compra de votos.
A casa de Maria José, além de ser a residência dela e de seu filho Emanuel Filho, também suspeita que serve como um comitê eleitoral da pré-campanha de Emanuel Filho.
Estamos aguardando mais informações sobre o ocorrido. No entanto, é certo que, nesta manhã de quarta-feira, a polícia, acompanhada do juiz Dr. Diego Duarte de Lemos, realizou uma operação na casa de Maria José Carvalho, ex-prefeita de São Luís Gonzaga, para investigar a compra de votos e a posse de materiais de campanha eleitoral proibidos.
Para mais detalhes, veja a decisão judicial abaixo:
Decisão Judicial
* Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão
* 035ª Zona Eleitoral de São Luís Gonzaga do Maranhão – MA
* Processo nº 0600052-14.2024.6.10.0035
* Classe: Notícia de Irregularidade em Propaganda Eleitoral
* Assunto: Propaganda Política – Propaganda Eleitoral – Extemporânea/Antecipada
* Última distribuição: 11/07/2024
* Valor da causa: R$ 0,00
* Juiz Eleitoral: Diego Duarte de Lemos
* Partes envolvidas:
* Autor: Comissão Provisória Municipal do Partido Social Democrático – PSD de São Luís Gonzaga do Maranhão – MA
* Réu: Emanuel Filho
* Advogado do Réu: Eduardo Silva Fernandes
* Fiscal da Lei: Promotor Eleitoral do Estado do Maranhão
Resumo da Decisão:
O juiz determinou a busca e apreensão na residência de Maria José Carvalho, ex-prefeita de São Luís Gonzaga e mãe do pré-candidato Emanuel Filho, para investigar a distribuição de materiais de campanha vedados pela Legislação Eleitoral, tais como camisa, bonés, entre outros.