O encontro ocorreu nesta quarta-feira (19), reunindo o secretário Tiago Fernandes (SES), a deputada estadual Iracema Vale, presidente da Assembleia Legislativa; a chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva; e o presidente da Famem, Ivo Rezende.
“A reunião acena para a construção de um programa de cooperação entre os poderes Legislativo e Executivo, com participação do Unicefe e Famem. Com isso, esperamos tão logo transformar cenários com a ampliação da cobertura vacinal das nossas crianças, levando em consideração as estratégias e territorialidades”, explicou Tiago Fernandes.
A presidente da Alema, Iracema Vale, pontuou que o engajamento dos agentes comunitários de saúde é fundamental na ampliação da cobertura vacinal. “Nosso objetivo é somar forças para que o Maranhão avance nos indicadores vacinais. Contudo, chamamos a atenção para os agentes comunitários de saúde, pois eles é que estão nos territórios e na ponta da assistência e os grandes responsáveis pela vacinação”, afirmou.
A Busca Ativa Vacinal (BAV), iniciativa do Unicef, disponibilizada gratuitamente para os municípios, ajuda a identificar quem são as crianças menores de 5 anos com atraso vacinal ou que não foram vacinadas, ampliando o monitoramento da cobertura vacinal no estado.
“A Busca Ativa Vacinal é parte do selo Unicef, que no Maranhão alcança praticamente 100% dos municípios, representando uma vitória e conquista para o povo. A tecnologia é uma oferta de apoio aos territórios na busca de cada criança que precisa completar o seu quadro vacinal, sendo uma iniciativa muito valiosa e exemplar”, ressaltou a chefe do escritório do Unicef no estado, Ofélia Silva.
Representando os 217 municípios maranhenses, o presidente da Famem, Ivo Rezende, observou a importância da integração entre as gestões. “A expectativa é muito grande, pois sabemos que os municípios são parte essencial para que a mudança dos indicadores aconteça. Com isso, queremos influenciar os prefeitos para conquistar uma melhor cobertura da vacinação, pois elas representam proteção e cuidado das pessoas que amamos”, destacou Rezende.
Entre os pontos apresentados estão o resgate da importância de manter a caderneta de vacinação atualizada, reforço do acompanhamento dos agentes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos municípios, com apoio da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma).
A adesão dos municípios à Planificação de Atenção à Saúde (Planifica SUS) também foi apresentada durante a reunião. A metodologia é voltada para a organização e integração da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Especializada (AE), que atendem os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente crianças e gestantes.
CONTINUE ACESSANDO O BLOGFATOSVERDADERIROS.COM.BR PELO FACEBOOK E INSTAGRAM
CONTATO: (98) 999817605