O município de Cururupu viveu um fim de semana marcado pela valorização da cultura afro-brasileira, das tradições rurais e do trabalho dos lavradores durante o 16º Encontro de Carros de Boi, realizado na Praça de São Benedito. A programação, organizada pelo prefeito Aldo Lopes em parceria com a Associação Rio das Pedras, reforçou a força da identidade cultural do município e homenageou aqueles que preservam, no dia a dia, a herança deixada pelos ancestrais.



As atividades começaram na sexta-feira, com a Celebração da Palavra reunindo a comunidade em um momento de fé e unidade. Em seguida, o Encontro de Tambor de Crioula tomou a praça, reunindo os grupos Renovação de São Benedito, Sonho de Menina, Unidos de Fátima, Capim Doce, Resgate de Maceió, Resgate Cultural e Tambor de São Benedito de Frechal. Para a secretária de Serviço Social, “o tradicional encontro de carros de bois é uma confraternização para os nossos lavradores e carreiros. É uma forma de valorizar o seu instrumento de trabalho, organizada pela associação Rio das Pedras, realizada logo após o 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), fortalecendo a cultura negra. Este ano, a celebração foi transferida para a praça e quem celebra é o ministro da palavra, determinado pelo pároco da cidade. Temos o total apoio do prefeito Aldo Lopes com a programação e a organização, além de quatro secretarias unidas”, explicou a secretária desenvolvimento social, Coter.

No sábado, a Noite Cultural destacou o protagonismo das expressões artísticas de matriz africana, com o Desfile das Belezas Negras Mirins, apresentações afros e danças dos orixás, reafirmando o compromisso da gestão em valorizar a identidade e a ancestralidade do povo cururupuense. O palco recebeu ainda os artistas Muleke 10, Benê Marcos, Léo Soares, Valdimar Belém e Bizú Marques, embalados pela sonorização das equipes Mega Vibe e Estrela Music.
Entre as autoridades presentes, o prefeito de São Mateus, Miltinho Aragão, elogiou a organização e a força cultural do evento. “O 16º Encontro de Carros de Boi tem uma forte tradição em Cururupu. Já tenho uma forte identidade com o município e visitar a cidade é como beber em uma fonte que dá mais força e saúde. Miltinho também parabenizou o amigo e prefeito Aldo pela organização impecável e pela valorização aos lavradores.” O vice-prefeito Gustavo Pestana também ressaltou a importância histórica do encontro ao afirmar: “16⁰ Encontro de carros de bois em Cururupu. Quero relembrar que esse projeto nasceu na gestão do ex-prefeito José Francisco Pestana, um entusiasta amigo das pessoas mais humildes. Hoje, Areia Branca deu um show e se destaca como um roteiro cultural que não se vê em nenhum outro lugar do Brasil”.



O domingo começou com a Feirinha da Agricultura Familiar e Artesanato, reunindo produtos locais e valorizando o trabalho dos pequenos produtores e artesãos. Logo depois, o Grande Desfile de Carros de Boi emocionou o público ao levar para as ruas uma tradição centenária que simboliza a resistência, o esforço e o orgulho dos trabalhadores do campo. A festa seguiu pela tarde e noite com as apresentações de Samisê, Raiz Tribal e da Equipe Lion Discos, mantendo o clima de celebração até o fim.
Orgulhoso da dimensão cultural e social do evento, o prefeito Aldo Lopes destacou a importância de manter viva essa tradição. “Hoje o município de Cururupu se orgulha de dar 100% de atenção a essa festa que valoriza os nossos lavradores. Toda a organização, associação quilombola e participantes estão de parabéns. Contamos com o apoio do Ivo Rezende, do Miltinho Aragão e isso nos ajuda significativamente. Temos todo tempo para trabalhar, mas temos que ter esses momentos de alegria e de compartilhar as coisas boas com o nosso povo”.

A edição deste ano reafirmou o Encontro de Carros de Boi como um dos eventos culturais mais representativos da região, unindo fé, ancestralidade, música e reconhecimento ao trabalho dos lavradores, pilares da identidade cururupuense.
















